terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS (112.000-0)

Cuidar dos seus colaboradores é estar alinhado aos conceitos de Desenvolvimento Sustentável.
Sim. O Desenvolvimento Sustentável não é só meio ambiente e natureza. O Desenvolvimento Sustentável, no conceito adotado pela BIOTERA, é o equilíbrio entre os recursos  humanos (P-People), os recursos ambientais (P-Planet) e os recursos financeiros (P-Profit), tornando o 3P (triple P) que dará a nova ordem econômica e política.
Com isso, a  nova NR -12 (Norma Regulamentadora) da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho e Emprego foi publicada no Diário Oficial em 24/12/2010 e visa atender à crescente entrada nos ambientes de trabalho de novas máquinas e equipamentos com dispositivos sofisticados, utilizando inclusive sistemas computacionais; daí a necessidade de observância à operação por trabalhador qualificado ou capacitado, que deve receber treinamento obrigatório por parte das empresas, em todas as atividades econômicas.
Em resumo, estabelece as condições a serem obedecidas nos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos, impondo obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para proteção de riscos na fabricação, importação, venda e funcionamento e manutenção de máquinas e equipamento, contribuindo para  a redução  de acidentes laborais com princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
A tecnologia incorporada nas novas máquinas traz a  complexidade e INVISIBILIDADE dos defeitos e das falhas. Daí a necessidade de treinamento e familiaridade com os novos Manuais e a natureza sistêmica da segurança.
Essa  NR-12 incorpora ainda  na legislação em SST o conceito de “falha segura”, que em última análise, significa que se o sistema falha, qualquer que seja ele, deve haver um escape para uma situação segura, que não coloca em risco usuários e o sistema.
Ao todo, são 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um glossário.
Irregularidades podem causar interdição
A NR 12 também proíbe e penaliza as empresas fornecedoras que fabricam, importam, vendem e locam máquinas e equipamentos fora dos padrões exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Metodologia BIOTERA

            Planejamento do projeto

Elaboração do cronograma de modo a atender às necessidades;
Formação da Equipe participante;
Elaboração e aprovação do check-list geral e específico por máquina.

Compreenderá em treinamento inicial das exigências legais

Diagnóstico - Análise de Riscos da Operação das Máquinas

Executar uma Análise de Riscos da Operação das máquinas


1.5.            Capacitação profissional para o gerenciamento deste programa de prevenção:
Treinamento de capacitação para o profissional da equipe de Gerenciadores e Operadores de máquinas para serem agentes multiplicadores


1.7.            Melhoria continua:
Estabelecimento das medidas de melhoria continua

1.8.            O documento – produto final desta proposta:
Emissão do documento “Programa de Prevenção de Riscos em Prensas, Maquinas Similares e Equipamentos”. Será emitido uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, os nomes, cargos e registros de todos os profissionais que realizaram o trabalho de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário